LINGUAGEM DE COMPUTADOR
Não é absolutamente necessário, nem é possível nos dias atuais, que milhões de usuários conheçam o computador para tirar proveito de seu uso, como não é preciso saber o que se passa dentro da TV para desfrutar de um bom programa. Basta saber como usar, o que constitui tarefa que requer aprendizado para tirar da máquina o melhor proveito possível. Nosso interesse pelo assunto é de fundo pedagógico, porque, em que pese este fato, aqueles que conviveram trabalhando com os assim chamados “cérebros eletrônicos”, da década de 50, podem contar uma história excitante e ao mesmo tempo dolorosa do que foi o esforço de umas poucas gerações de abnegados programadores e, desta história, tirar proveito para o tema deste trabalho no que diz respeito à linguagem.
O Quê é necessário para que o usuário se comunique com o computador?
O usuário precisa conhecer as regras de seu funcionamento. Computadores são ferramentas para tratamento da informação, da mesma forma que martelos e serrotes servem ao tratamento da madeira. O computador não pensa. Mas é um escravo fiel que executa com rapidez e precisão as ordens emanadas de um programador. Tem memória infalível: guarda todas as ordens e dados fornecidos pelo programador. Em suma: o computador realiza aquilo que foi pensado pelo programador, mesmo que seja algo errado.
Mas, se é u’a máquina, como faz isso?
A linguagem utilizada na comunicação com os computadores foi inspirada na linguagem humana e por isso muito semelhante a esta. O quê elas tem em comum é o processo da linguagem simbólica. As diferenças se devem ao fato de que sendo máquinas, os computadores não têm autonomia, precisando ser assistidos e interpretados. Os computadores não possuem os órgãos dos sentidos humanos e por isso para se comunicar com eles, foi necessário criar uma linguagem simbólica fundamental chamada linguagem de máquina. Isso só se tornou possível graças aos avanços da tecnologia dos dispositivos periféricos, como mouse, teclado, vídeo e impressora.
teste
ResponderExcluiroiiiiiiiiiiiiiii
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir